O Caminho
Bem-vindos ao Caminho Interior. Meu nome é Karina, psicóloga e escritora, e seu guia por esse site.
Há anos conheço os benefícios da escrita para o meu humor e minha saúde mental, mas só recentemente achei uma maneira satisfatória de unir a escrita à terapias. A ideia do caminho vinha ganhando corpo aos poucos, norteadas por um desejo de juntar duas paixões, – psicologia e escrita. Para uma psicóloga voltada para as terapias narrativas, escrever era o próprio caminho. Esse site é a minha forma de entregar a você os benefícios que aprendi nessa caminhada.
Sou mãe, escritora, psicóloga, fã de baleias, árvores e cores. Fascinada pelo poder das palavras e por encorajar os outros a escrever também. A escrita organizou meu mundo, abriu caminhos e me libertou: tenho certeza que ela libertará você também.
Escrever pela manhã centralizará você, equilibrará você, empoderará você, iluminará você. As páginas da manhã confortarão, consolarão, estimularão, intrigarão, desafiarão, irritarão e ativarão você. Para os Ocidentais, esta é uma forma potente de meditação, e como toda meditação, fará você intimo(a) consigo mesmo(a), com a sua personalidade e todas os seus medos, falhas e idiossincrasias.”
– Julia Cameron, The Vein of Gold
Mas o que é a escrita terapêutica?
A escrita terapêutica é o ato de escrever nossos pensamentos e sentimentos mais profundos a fim de entender situações, solucionar problemas e chegar a uma compreensão mais profunda de si mesmo. É fazer uso da escrita com a intenção de primeiramente ganhar foco e clareza sobre o que estamos passando, para em seguida encontrar respostas e saídas para os conflitos do dia a dia.
Na escrita terapêutica, escrevemos para entender o que nos aflige. Esse tipo de escrita é introspectiva, pessoal e emocional, e atenta mais aos sentimentos envolvidos nos eventos que os próprios eventos. Por ser catártica, ela funciona como uma descarga de sentimentos e emoções, aliviando mente e alma de maneira segura, íntima e barata.
Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.”
– Carl Jung
Benefícios para a saúde
Numerosos estudos vêm apoiando a escrita como beneficial à saúde. James W. Pennebaker, pesquisador e autor de diversos livros na área, lista uma série de benefícios da escrita terapêutica em seu livro Abra seu coração: o poder de cura através da expressão das emoções (Ed. Gente, 2006). Segundo ele, quem escreve de maneira expressiva/reflexiva
1) vai menos ao médico,
2) demonstra melhora no sistema imunológico,
3) reduz a pressão arterial,
4) mostra melhorias nas funções pulmonar e hepática,
5) Melhora o humor,
6) Adquire melhor sensação de bem-estar psicológico,
7) Mostra diminuição dos sintomas depressivos,
8) Reduz a ansiedade
Se você já escreve (ou quer tentar algo diferente) a fim de adquirir autoconhecimento e melhora em sua saúde física e psicológica, seja bem vindo(a).
Você é o único que conhece o tamanho de seus problemas, ou do seu vazio; só você sabe como é viver na sua pele. Em um mundo cada vez mais barulhento e invasivo, escrever é a maneira de se reconectar ao que importa e recuperar o que anda sendo silenciado pelo stress e a inquietação. Nossa voz interior vive em uma parte da psique de difícil acesso, mas se manifesta plena sempre que tentamos estabelecer uma relação com ela.
Escrever é a maneira de estabelecer essa relação.
Existe uma relação íntima entre escrita, autoconhecimento e o papel de ambos no processo de cura. O Caminho ajudará você a sair do caos mental, silenciar a mente e escrever. Será uma viagem interior, cujo destino está em algum lugar de você. Nós só oferecemos um mapa; o destino final só você pode alcançar.
Todos nós temos uma história para contar. Contar essa história é a nossa jornada curativa.
Quem bom que você está aqui!
Não deixe de visitar o Blog!
A escrita pode tratar a ansiedade, a depressão e traumas recentes ou antigos. Ela ajuda a desbloquear a criatividade, a melhorar nossa autoestima e entender os padrões que nos fazem agir como agimos. Toda semana tem texto novo. Inscreva-se ao lado!
Receba Novidades